sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Grupo é encontrado em regime de trabalho escravo no Interior do Ceará



Grupo de trabalhadores era da cidade de Madalena (Foto: Divulgação)
 Um grupo de 7 pessoas, sendo 2 menores de 17 anos de idade, foram resgatados em situação de trabalho escravo em uma fazenda na Comunidade de Vila Rica, em Ibicuitinga, município da região do Baixo Jaguaribe, a 181 km de Fortaleza. As informações são do  Ministério Publico do Trabalho (MPT). O Grupo de Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará(SRTE-CE), o MPT da 7ª Região e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a operação na terça-feira (8) e encerrou na última quinta (10).
Os trabalhadores desenvolviam a atividade de corte de lenha de madeira, de domingo a domingo, segundo o MPT. O órgão informou que o grupo estava instalado de forma precaria sob uma lona amarela colocada sobre estacas.

Confira situação do local de trabalho

Os trabalhadores não tinham instalações sanitárias, energia elétrica e água potável. Também  não havia armário para guardar alimentos, que estavam expostos ou colocados em caixas diretamente no chão, completou o Ministério do Trabalho. Nenhuma das pessoas encontradas tinha carteira de trabalho assinada ou havia realizado exame médico antes de iniciarem as atividades.

Após a operação, o empregador teve que regularizar a situação trabalhista do grupo, realizando o pagamento das verbas rescisórias. Os trabalhadores foram encaminhados para Madalena, cidade de onde eram oriundos.

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário