quarta-feira, 30 de novembro de 2016

POLÍTICA EM JEREMOABO: NOVA ELEIÇÃO?

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, esteve  na sexta-feira (25) em João Pessoa (PB), para proferir palestra no encerramento da conferência “Controle de Convencionalidade: práticas no Judiciário Brasileiro”. Durante sua exposição, o ministro discorreu sobre vários assuntos e também falou à imprensa para responder diversos questionamentos sobre temas variados, tais como a legislação eleitoral.
Novas eleições: O ministro Gilmar Mendes lembrou que uma das diversas novidades trazidas para as eleições, por meio da Reforma Eleitoral 2015, foi que a partir de agora não existe mais a possibilidade de o segundo lugar assumir em caso de indeferimento do registro de candidatura. Com a alteração, existe a necessidade de que, se o vencedor da eleição for eliminado, se faça nova eleição. “Essa é a opção que se adotou na legislação, mas isso então terá consequências. Teremos que marcar data para novas eleições. Toda semana estamos fazendo uma sessão a mais”, disse.

JEREMOABO: Na terra da Jurema em flor, a prefeita Anabel de Tista (PSD) disputou à reeleição  e obteve nas urnas 10.734 votos (51,99% dos votos válidos), que no portal do TSE aparecem como nulos. Em segundo lugar ficou o empresário Derí do Paloma  (PP) com 9.728 votos (47,05% dos votos válidos).  É ele é quem que aparece no portal do Tribunal Superior Eleitoral como o candidato eleito. 

Desde então foram levantadas inúmeras dúvidas à respeito do futuro político no município. No entendimento de alguns juristas, Anabel de Tista tendo obtivo a maioria dos votos considerados válidos seria a prefeita, mas, já para a grande maioria será necessário novas eleições caso se confirme em última instância o indeferimento do registro de candidatura de Anabel. Até então, nenhum ministro do Tribunal Superior Eleitoral havia se pronunciado sobre essa questão especifica, o que acabou ficando esclarecida nesta sexta-feira (25) quando da fala do presidente daquela Corte.

Diplomação: No próximo dia 13 de dezembro os 13 vereadores eleitos de Jeremoabo e seus suplentes serão diplomados em solenidade realizada no auditório do Câmara de Vereadores. Do www.bobcharles.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário