domingo, 9 de setembro de 2012


Número de mortos em onda de atentados passa de 80 no Iraque

Mais de 400 pessoas ficaram feridas em série de ataques a bomba.
Ninguém assumiu autoria, a al-Qaeda afirmou que reconquistaria território.


Ao menos 88 pessoas morreram neste sábado e domingo (9) no Iraque e mais de 400 outras ficaram feridas em uma série de atentados, incluindo a explosão de uma bomba perto de um consulado francês no sul de Bagdá.
Estes ataques elevam para 118 o número de mortos em meio à violência no Iraque desde o início de setembro.
A maioria dos ataques aconteceram antes da condenação à morte do vice-presidente sunita Tarek al-Hashemi, considerado culpado por tramar a morte de duas pessoas. Hashemi nega as acusações e denuncia um julgamento com fins meramente políticos.
Policiais inspecionam destroços de carro usado em atentado em mercado de Basra, neste domingo (9) (Foto: AFP)Policiais inspecionam destroços de carro usado em atentado em mercado de Basra, neste domingo (9) (Foto: AFP)
Em Nassiriah, ao sul de Bagdá, uma bomba colocada num carro estacionado perto do consulado da França explodiu. Segundo as autoridades, uma pessoa morreu e outra ficou ferida. De acordo com uma fonte diplomática francesa, o cônsul honorário não se encontrava no local.
Na mesma cidade, um atentado com carro-bomba diante de um hotel deixou dois mortos e outros tantos feridos, informou o diretor do hospital municipal.
O atentado mais violento aconteceu no início da manhã deste domingo em um mercado próximo ao mausoléu do imã xiita Ali al Sharki, sul do país, onde explodiram dois carros-bomba. Quatorze pessoas morreram e 60 ficaram feridas, segundo o médico Ali al-Alaa dos serviços sanitários da província de Missane.
Atentados em BagdáCinco atentados com carro-bomba mataram ao menos 32 pessoas, 13 delas apenas no reduto xiita de Sadr City, e deixaram 102 outras feridas, segundo uma fonte do ministério do Interior e uma fonte médica.
No sábado à noite, desconhecidos abriram fogo contra soldados num posto militar perto de Balad, norte de Bagdá. Quando chegaram os reforços ao lugar, uma bomba colocada à beira da estrada explodiu.
No total, 11 soldados morreram e oito ficaram feridos, segundo fontes militares.
Outra bomba explodiu perto de Kirkuk, norte do país, no estacionamento da sede da empresa petroleira pública iraquiana North Oil Company, a companhia encarregada da exploração de hidrocarbonetos na região.
Sete pessoas morreram e 17 ficaram feridas, segundo a polícia.
As vítimas formavam uma fila no estacionamento na esperança de serem contratadas pela unidade de proteção das instalações da North Oil Company.
O centro de Kirkuk também foi cenário de dois atentados, com três mortos e mais de 70 feridos, segundo a polícia. Um correspondente da AFP viu inúmeros carros destruídos e prédios atingidos pelo impacto das explosões.
Os atentados na North Oil Company e em Kirkouk feriram 153 pessoas no total, de acordo com autoridades locais.
No norte de Bagdá, outro carro-bomba matou 5 pessoas perto de um restaurante em Shuala, enquanto que um terceiro explodiu numa área comercial de Hurriyah, matando 3 pessoas.
A onda de atentados deste domingo ainda não foi reivindicada, mas a Al-Qaeda no Iraque afirmou que queria reconquistar o território perdido.
Também houve ataques mortíferos no oeste de Kirkuk, Tuz Jurmatu, Tal Afar, Samarra, Taji e Baquba.
Em Basra, a grande cidade do sul do país, que não costuma ser atingida pela violência, três pessoas morreram e 20 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba.
Apesar de o número de ataques ter diminuído consideravelmente em relação ao período 2006-2007, eles continuam sendo frequentes no Iraque, imerso há vários meses numa crise agravada pelas tensões religiosas.
Para ler mais notícias do G1 Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também o G1 Mundo no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário