sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Sítio do Quinto-BA: primeira-dama causa antipatia; desconforto e gera polêmica na cidade

O prefeito de Sítio do Quinto(BA), Jair Jesus do Santos(PSD), está numa saia-justa tanto junto aos vereadores, eleitores e secretários quanto em relação à própria esposa, primeira-dama e secretária de Ação Social, Elis Rejane Andrade Batista.
Uma das atitudes que vem causando revolta e indignação por parte da população é a proibição de barracas de roupas expostas na praça de eventos, onde feirantes de toda região veem ao município de Sítio do Quinto, todas as terças e quinta-feira comercializar seus produtos. Segundo vários comerciantes, a primeira-dama “proibiu” a venda de produtos.
Ela é acusada de perseguir feirantes desde a gestão do ex-prefeito Cleigivaldo, quando tentou impedir a entrada desses comerciantes no município somente porquê ela é dona de uma loja de grife, no centro da cidade e com isso sente-se prejudicada com a instalação de barracas de roupas.
Quem manda é ela e ai de Jair que não a obedeça.
Ela tem jeito de mandona e temperamento possessivo. Há quem diga que seu gênio autoritário gerou certa antipatia entre secretários, vereadores e parceiros políticos de Jair do Correio.
Pois bem, as queixas contra Dona Rosana não param por aí. Secretários sem autonomia já andam ‘chiando’. Segundo um secretário do novo governo “Ela é quem dita as ordens e manda na gestão. E Jair foi eleito para quê?
Jair, por sua vez, já mostrou que não tem pulso firme, controle; tão pouco domínio da gestão. Tudo é centralizado nas mãos dela e aí dele ou alguém que a desobedeça sua ordem. Secretários não tem autonomia nem ao menos para abastecer veículos para poder atender aos trabalhos da gestão. Tudo é controlado por ela e ponto final.
Um vereador e um importante aliado muito próximo à Jair disse que a secretária está centralizando poder e, com isso, os demais do primeiro escalão não estão tendo autonomia. “A primeira-dama sempre tem que dar a resposta final”, parece que a prefeita é ela, lamenta.
E agora Jair?
Não é segredo para ninguém que o município de Sítio do Quinto está em uma situação de abandono e descaso. Este mesmo cenário foi causado nas gestões anteriores, principalmente no mandato de Cleigivaldo. Todos os desmandos da gestão foram assistidos pelo atual prefeito Jair do Correio, que na época era vice do ex-prefeito. Enquanto ocupava o cargo de vice, Jair também errou juntamente com Cleigivaldo; e se manteve o tempo todo em silêncio diante do descaso da fracassada gestão. Somente no final de novembro de 2015, Jair rompeu-se politicamente com ex-prefeito, assumindo então a postura que deveria ter tomado quando o seu sucessor começou a errar. Ele passou três anos “pianinho” em silêncio, errando e concordando com os erros e falhas do ex-prefeito.
A Boca miúda:
Na cidade não se comenta outro assunto. É a maior gozação quanto a fraqueza do novo gestor em centralizar tudo nas mãos da primeira-dama. Seja nos bares, restaurantes, comércios, ruas até no interior do município, o novo prefeito, já é chamado de “dominado” e aí dele que contrariar e conversar muito por perto dela.
Os vereadores de situação e oposição, já adiantaram que são contra a proibição dos ‘barraqueiros’ comercializarem seus produtos durante os dias da semana. A Quebra de braço entre primeira-dama e vereadores se aproxima.
O poder da Ostentação:
Ostentando o status de primeira-dama, Rosana não descer do salto alto e mostra não ter humildade. Ela é acusada de se “desfazer, perseguir e humilhar” eleitores aliados que foram considerados importantes para a vitória de seu esposo.
A Rejeição:

Desta forma, a atual primeira-dama do município de Sítio do Quinto(BA) pretende acabar e enterrar carreira política do marido; se assim continuar com suas atitudes arbitrárias e autoritárias. Em tão pouco tempo à frente da nova gestão, foi o suficiente para gerar desgaste e antipatia entre eleitores, correligionários e população. Há quem diga que ela vem superando com ampla vantagem sobre Netinha de Bado em todos os sentidos. 

Da redação, Carlino Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário