quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Adustina-BA: Prefeitura paga reajuste de 7,64% aos professores; e realiza Jornada Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Adustina realizou entre os dias 06, 07 e 08 de fevereiro a sua Jornada Pedagógica sobre práticas pedagógicas e temáticas educacionais, motivando e fortalecendo o trabalho do docente. Os encontros ocorreram no auditório da Prefeitura Municipal de Adustina e teve como objetivo partilhar ideias e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos da rede municipal de ensino. Na oportunidade do encontro foi apresentado o Calendário do Ano Letivo 2017.
 A Jornada Pedagógica 2017 contou com a participação de professores, gestores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Para o grande encontro foram convidados os professores palestrantes MARCELO UBIALI FERRACIOLI da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA – UEPG e ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES.
Os trabalhos pedagógicos foram coordenados por IVONE GONÇALVES DOS SANTOS Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; com a coordenação Pedagógica de RAPHAEL DOS SANTOS.

Durante a abertura dos trabalhos pedagógicos, foi prestada uma belíssima e justa homenagem ao saudoso professor e ex-secretário de Educação do município, Vinicius Gonçalves (in memoriam)

Valorização da Educação:

Pela primeira vez na história do município os professores receberam o reajuste de 7,64% pago em janeiro diz prefeito. O reajuste é o cumprimento de um dos compromissos de governo do Prefeito Paulo Sérgio, este assumido em palanques durante período de campanha eleitoral.

Em discurso durante abertura do evento, o gestor Paulo Sérgio(PSL), assegurou que a Educação será prioridade em seu governo. “Se houve perseguições a professores nas gestões anteriores, em meu mandato isso não existirá mais”, garantiu Paulo, sendo bastante aclamado diante de um grande público. Ele acredita que um professor quando  é perseguido, quem sai perdendo é o município e o aluno também sai prejudicado, avalia, Paulo em seu discurso.

O Ministério da Educação anunciou no inicio do ano um reajuste de 7,64% no piso salarial dos professores do país. Com o aumento, o menor valor a ser pago a esses profissionais deve passar dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80. A implementação do novo valor, porém, vai depender de cada Estado.

VEJA COMO FICOU A NOVA TABELA EM ADUSTINA:


2016

20 HORAS = 1.067,82
40 HORAS = 2,135,64

2017

20 HORAS = 1.149,40
40 HORAS = 2.298,80


De acordo com a Assessoria de Imprensa do Prefeito Paulo, o salário desde janeiro já foi pago com reajuste 7,64% para os professores da rede municipal de Educação - mesmo percentual de correção dado pelo governo federal para o piso nacional do magistério. 



A formação continuada dos profissionais da educação é um direito assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/1996 previsto no Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/2014 e no Plano Municipal de Educação de Adustina - Lei nº 208/2015. Desse modo, compete a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, garantir formação inicial e continuada visando à qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Adustina, em parceira com a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), promove o Curso de Formação Continuada em Pedagogia Histórico-Crítica: f u n d a m e n t o s e pratica pedagógica histórico - crítica, visando instrumentalizar os profissionais da educação com consistente base teórica, de modo a qualificar o trabalho educativo desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino.   

Da redação, Portal Carlino Souza - Fotos: Redes Sociais





(Jornada Pedagógica marcou o início do ano letivo com palestras e práticas pedagógicas)









Nenhum comentário:

Postar um comentário