quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Agente penitenciário é flagrado com 50 aparelhos celulares no presídio de São Cristóvão

Na manhã desta quarta-feira, 08, equipes do Departamento de Sistema Prisional (Desipe) realizaram a prisão do agente penitenciário Rosemberg Conceição de Souza, de 41 anos, acusado de facilitar a entrada de aproximadamente 50 aparelhos de telefone celular no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), no município de São Cristóvão.
Segundo a SSP, a prisão foi realizada na manhã desta quarta-feira (8), após ele ser flagrando facilitando a entrada de cerca de 50 celulares no presídio. (Foto:/SSP/SE)
Segundo a SSP, a prisão foi realizada na manhã desta quarta-feira (8), após ele ser flagrando facilitando a entrada de cerca de 50 celulares no presídio. (Foto:/SSP/SE)
De acordo com as investigações, Rosemberg já vinha sendo monitorado pelo serviço de inteligência da Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc).
A suspeita começou após a direção da unidade prisional receber informações de que ele estaria levando materiais ilícitos para o interior do presídio. Ao chegar ao trabalho com uma mochila grande e pesada, o vice-diretor da unidade prisional desconfiou do que estaria ali. Ao ser indagado sobre o que tinha no interior da mochila, Rosemberg confessou que eram celulares que seriam entregues a um presidiário.
Rosemberg é guarda prisional há 12 anos e estava há cerca de um ano e meio na unidade do Copemcan. Ele relatou às autoridades responsáveis que, por conta de seu histórico de dependência química, ocorreu o aliciamento para que ele atravessasse os objetos para os detentos.
De acordo com o secretário da Sejuc, Cristiano Barreto, a prisão do agente é uma ação de fortalecimento dos valores da categoria. “A ação, que foi deflagrada pelos próprios agentes, mostra que o objetivo da categoria é separar aquelas pessoas que não servem para a prestação do serviço público”, reitera o secretário.
Além dos cerca de 50 celulares, foram apreendidos carregadores, fones de ouvido, chips, isqueiros fora dos padrões permitidos; comprimidos com venda proibida no Brasil, que seriam estimulantes sexuais; e a quantia de R$1.900,00 em espécie, correspondente à primeira parcela do pagamento pelo serviço.
“Ao total, ele receberia o valor de cinco mil reais pela entrega dos celulares no interior do presídio. Ele também confessou que essa seria a quinta vez que praticava esse mesmo crime no Copemcan”, relata a delegada Mayra Moinhos, responsável pelo caso.
A entrada dos materiais era combinada com a esposa de um dos detentos. Ela era a responsável pelo pagamento da propina ao agente. Ele confessa que não tinha conhecimento do destinatário, apenas entregava a encomenda em um dos pavilhões.
Vale frisar que cada celular tinha uma identificação no verso, e a polícia está tentando averiguar essa relação. “A princípio, parecem iniciais das pessoas às quais aqueles celulares seriam entregues, mas tudo isso será averiguado posteriormente durante as investigações”, afirma a delegada.
Anteriormente ele havia sido afastado pela Corregedoria da Sejuc por se apresentar ao trabalho embriagado e sob a influência de drogas. À época, a Corregedoria o afastou e o obrigou a se submeter a tratamento psicológico.
O agente detido será indiciado pelos crimes de corrupção passiva, inserção de aparelho telefônico em ambiente de custódia e fornecimento de substância medicamentosa que cause risco. Sua pena é estimada em 15 anos de prisão.

 SE Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário