sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

CÍCERO DANTAS: COMISSIONADOS E EMPOSSADOS

A Promotoria de Justiça de Cícero Dantas, no nordeste do estado, recomendou que o prefeito da cidade, Ricardo Almeida Nunes da Silva (PP), o Dr. Ricardo, foto abaixo, exonere funcionários comissionados para cargos sem atribuições, criados por lei municipal. Cuja nomenclaturas traduzem que tais servidores exercem funções típicas de cargos efetivos, e não de comando ou assessoria.

O MP também recomenda medidas para garantir a entrada imediata ao exercício dos servidores já empossados. E em um prazo de 15 dias, o prefeito envie informações sobre o acolhimento da presente recomendação, já com prova da anulação ou conformação do ato inquinado.
Que, segundo a CRFB, em seu art. 37, inciso V, e Constituição do Estado da Bahia, em seu art. 14, o cargo comissionado é aquele que atende aos critérios de direção, chefia ou assessoramento, sendo inconstitucional qualquer lei municipal que disponha de forma diversa, permitindo, no caso deste Município. Redação: cicerodantas.org
 
 A Promotoria de Justiça de Cícero Dantas, no nordeste do estado, recomendou que o prefeito da cidade, Ricardo Almeida Nunes da Silva (PP), o Dr. Ricardo, exonere funcionários comissionados para cargos de chefia, direção e assessoramento.

O promotor Marcos José Passos também recomendou que Ricardo especifique o que cada funcionário vai fazer nos cargos. O MP ainda quer que o prefeito torne de forma clara as atribuições de cada um dos cargos comissionados e das funções de confiança (gratificadas).

O prefeito ainda terá de estabelecer as condições e os percentuais mínimos para preenchimento dos cargos comissionados por servidores de carreira. A recomendação foi publicada na edição desta quarta-feira (1°) no Diário da Justiça Eletrônico. Do Bahia Notícias Municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário