terça-feira, 22 de agosto de 2017

E Lula recebe seu 29º Título em Lagarto

Veja um resumo da solenidade ocorrida nesta segunda-feira.


Em uma cerimônia que durou pouco mais de uma hora e vinte minutos o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, recebeu seu 29º Título de Dr. Honoris Causa, oferecido pela Universidade Federal de Sergipe, Campus de Lagarto, nesta segunda-feira (21).
O evento ocorre três dias após ter tido a entrega de título semelhante que seria oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano, proibida pela Justiça.

Abrindo os discursos, emocionado do começo ao fim, o ex-diretor do Campus professor Mário Adriano, agradeceu ao ex-presidente pela existência da Universidade no município e relembrou as dificuldades que ele mesmo enfrentou no sertão de Sergipe para poder estudar e se graduar.
O campus de Lagarto, inaugurado em 2015 teve investimento de R$ 55 milhões.

Com a mesa composta pelo prefeito de Lagarto José Valmir Monteiro, pela vice-prefeita de Aracaju Eliane Aquino; pela diretora do Campus Lagarto Adriana Andrade Carvalho; pela vice-reitora Iara Maria Campelo Lima e pela diretora de Movimentos Sociais da UNE Taires Santos o título na UFS foi entregue pelo reitor Ângelo Roberto Antoniolli, que falou sobre a importância da expansão universitária da instituição.
"Antes do Reuni, a UFS tinha 10 mil alunos. Com o Reuni, hoje são 30 mil. Saímos da capital para o interior para fazer o que sabemos: ensino, pesquisa e extensão. Esse título é muito esperado desde 2013", disse.

Após receber o título Lula falou para a multidão que ocupou o centro de vivência do Campus.
Em discurso contundente ele afirmou que a elite nunca quis que pobre tivesse acesso à universidade pública - e que um de seus maiores feitos foi a democratização do acesso à universidade.

"Teve muito filho de rico que reclamou do programa que criamos para expandir as universidades, diziam que ia diminuir a qualidade do ensino. Isso porque, para a elite, lugar de pobre não é na universidade. Negar o acesso da maioria ao ensino de qualidade sempre foi um projeto da elite retrógrada brasileira. Eles não queriam que filho de empregada virasse doutor, e hoje temos aqui vários filhos de empregadas e pedreiros virando médico, engenheiro", disse, citando a dificuldade em implantar o Reuni (programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).
O ex-presidente ainda aproveitou para fazer um balanço das vagas criadas no ensino superior no governo do PT, mas disse que ainda são poucas.
"Como vocês sabem, até 2002, eram 3,5 milhões para 8 milhões entre 2003 e 2014, e ainda é pouco, e motivo de ter vergonha", afirmou.
Mesmo assim, o ex-presidente disse que o país avançou muito não pelos números, mas pelo acesso a todas as raças e classes sociais.
"Antes, a universidade só tinha gente loira e de olhos verdes. Era raro encontrar um negro. Percebi isso quando procurei um ministro para o STF e foi difícil achar alguém com qualificação à altura para entrar. Hoje, a faculdade tem hospital e vários cursos da área de saúde. Universidade hoje é para branco, para preto, para pardo, para índio, para todos que quiserem", afirmou.
Lula citou que os cursos de medicina de universidades públicas e em universidades privadas sempre foram voltados para gente rica.
"Eu dizia: "entrar num curso numa faculdade pública é coisa de gente inteligente demais. Era uma vaga para mil, 2.000. E um curso de faculdade privada tem mensalidade de R$ 6.000. São cursos tão caros que nem a classe média conseguia pagar", concluiu.
Nem tudo foi comemoração


Com cartazes e palavras de ordem um grupo de alunos aproveitou a presença do magnífico reitor para cobrar segurança no Campus.
Somente em um único dia na semana passada "11 assaltos" foram praticados contra estudantes.
"Se a gente fosse enumerar os problemas que este campus enfrenta não sairíamos daqui hoje, mas no momento estamos cobrando à Secretaria de Segurança Pública que aparelhe a Polícia Militar do município para que a mesma ofereça uma viatura para garantir a integridade dos alunos", falou um dos estudantes.
Rumo à Serra
Lula almoçou com autoridades e convidados ali mesmo nas dependências do Campus e somente as 14:30h se deslocou para Itabaiana onde foi recebido por autoridades locais e inclusive pelo governador Jackson Barreto que não participou da solenidade em Lagarto.
Confira fotos de Martins Filho









Portal Lagartense com informações do Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário