quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Justiça cassa prefeito e vice de Tanhaçu por compra de votos

Durante gravação, os candidatos sugerem que, em troca de apoio de um casal de comerciantes nas eleições, poderiam realizar uma licitação que seria vencida por eles 
Tanhaçu Capa 
O prefeito de Tanhaçu, João Francisco dos Santos (PT), e o vice-prefeito, Valdivio Aguiar Filho, foram cassados pela Justiça por “captação ilícita de sufrágio”, segundo decisão do juiz Rodrigo Souza Britto, da 196ª Zona Eleitoral. A sentença foi assinada na última segunda-feira.

A compra de votos foi denunciada, com exclusividade, pelo CORREIO, no dia 2 de outubro de 2012, depois que a reportagem teve acesso às imagens de câmeras  instaladas na casa dos comerciantes Josiane Martins e Jorge Paulo Lima que acabaram flagrando uma proposta de compra de votos por parte dos dois acusados. A gravação foi feita nos dias 8 e 10 de setembro daquele ano, quando o prefeito e vice ainda eram candidatos.

Na gravação, os candidatos sugerem que, em troca de apoio do casal nas eleições, poderiam realizar uma licitação que seria vencida por Josiane e Jorge Paulo, comerciantes da área de alimentação. Em depoimento à Justiça, João Paulo ainda contou que correlegionários do prefeito ofereceram a Josiane R$ 4 mil, um cargo no Programa Brasil Alfabetizado e a pavimentação da rua em que  o casal mora pelo apoio.
O juiz Rodrigo Britto justifica a decisão informando que “por meio da prova testemunhal colhida (que foi convincente, coerente e coesa), pode-se verificar a influência direta do candidato investigado João Francisco Santos na prática de fato jurídico grave, com a entrega de dinheiro e o oferecimento e promessa de vantagens, com a intenção de cooptar a vontade dos eleitores envolvidos”.
Além de cassar os dois acusados, o juiz estabelece multa de 10 mil Ufirs e a ineligibilidade dos dois por oito anos. Cabe recursos da decisão.
Fonte Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário