sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Manifestações a favor de Dilma são registradas em 25 estados e no DF

Ao menos 42 cidades tiveram atos contra o pedido de impeachment.
Polícia estimou 98 mil manifestantes; para organizadores, foram 292 mil.

Do G1, em São Paulo
Manifestações contra o impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), aconteceram nesta quarta-feira (16) em ao menos 42 cidades de 25 estados do país e no Distrito Federal. A estimativa do total de manifestantes no Brasil foi de 98 mil pela Polícia Militar e 292 mil pelos organizadores (os números da PM foram alterados após novos dados de São Paulo; veja abaixo). Os protestos ocorreram três dias depois de manifestações contra a presidente da República acontecerem no país.
Os atos desta quarta-feira tiveram adesões maiores em relação aos de 20 de agosto, data das manifestações anteriores a favor de Dilma, quando foram estimadas 73 mil pessoas pela polícia e 190 mil por organizadores. (veja os números por data e por cidade aqui).
As manifestações foram pacíficas, com poucos incidentes isolados em algumas cidades. Grande parte dos manifestantes vestia vermelho e levava cartazes contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contra a corrupção e pelo fim do ajuste fiscal.

Alterações de números em São Paulo
A Polícia Militar de São Paulo divulgou na quinta-feira (17) novo número de participantes do ato contra o impeachment da presidente Dilma, ocorrido na quarta, na Avenida Paulista: 50 mil pessoas.

No dia do protesto, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) havia informado que 3 mil participaram do protesto. A PM disse que apenas a secretaria divulgaria dados sobre participantes. Este número era muito inferior aos levantados por outros órgãos: o Instituto Datafolha contabilizou 55 mil; o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), 70 mil; a União Nacional dos Estudantes (UNE), 75 mil; e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), 100 mil.
Veja resumos dos atos nas principais cidades e clique nos nomes para saber mais:
ACRE
Rio Branco - mesmo com a ameaça de chuva, manifestantes foram às ruas de Rio Branco, nesta quarta para protestar contra a ameaça de impeachment.

De acordo com a organização e com a Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas participaram do protesto.
Manifestantes se reúnem no Centro de Rio Branco contra o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT-AC) (Foto: Caio Fulgêncio/G1) 
Manifestantes se reúnem no Centro de Rio Branco contra o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT-AC) (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
ALAGOAS
Maceió - movimentos sociais, sindicais e estudantis participaram do ato. A mobilização, que começou por volta das 9h, terminou ao meio-dia.
De acordo com a presidente da CUT-AL, Rilda Alves, cerca de 5 mil manifestantes participam da manifestação. A Polícia Militar informou que não tem estimativa.
Caminhada pró-Dilma bloqueou parte do trânsito em direção ao centro de Maceió (Foto: Lucas Leite/G1) 
Caminhada pró-Dilma bloqueou parte do trânsito em direção ao centro de Maceió (Foto: Lucas Leite/G1)
AMAPÁ
Macapá - ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff reúne na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá, cerca de 300 pessoas, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado, um dos organizadores do ato.Não há policiais no local. O movimento começou por volta das 16h.

Amapaenses fazem ato contra o  impeachment da presidente Dilma (Foto: Abinoan Santiago/G1) 
Amapaenses fazem ato contra o impeachment da presidente Dilma (Foto: Abinoan Santiago/G1)
AMAZONAS
Manaus- manifestantes realizaram no fim da tarde, no Centro, um ato a favor da presidente Dilma e contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. O protesto foi organizado por dezenas de organizações sindicais.

A Policia Militar (PM-AM) informou que cerca de 1 mil pessoas participaram do ato. Os organizadores divulgaram aproximadamente 2 mil pessoas.
Ato iniciou na Avenida Getúlio Vargas (Foto: Divulgação/ Manaustrans ) 
Ato iniciou na Avenida Getúlio Vargas (Foto: Divulgação/ Manaustrans )
BAHIA
Salvador - manifestantes favoráveis ao governo Dilma se reuniram em Salvador na tarde desta quarta. O protesto foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ao término do protesto, por volta das 18h, a Polícia Militar estimou 10 mil participantes no movimento e a organização 20 mil.
Manifestação pró-Dilma em Salvador (Foto: Maiana Belo/G1) 
Manifestação pró-Dilma em Salvador (Foto: Maiana Belo/G1)
CEARÁ
Fortaleza - grupo, formado por centrais sindicais e organizações sociais, se concentrou na Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza, às 14h e iniciou caminhada até a Catedral de Fortaleza às 16h30.

Os organizadores estimam que cerca de 15 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar afirmou que não iria divulgar estimativa de público presente.
Manifestantes ocupam a Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza (Foto: Elias Bruno/G1) 
Manifestantes ocupam a Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza (Foto: Elias Bruno/G1)
DISTRITO FEDERAL
Brasília - manifestantes contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff começaram a se reunir por volta das 16h desta quarta no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

A marcha começou pouco depois de a chefe do Executivo participar. dentro da arena da Conferência Nacional da Juventude. O ato ocorreu no dia em que o Supremo Tribunal Federal definea os ritos do procedimento de impeachment no Senado e foi convocado por entidades sindicais.
A Polícia Militar estimou a presença de 3 mil pessoas no local. Os organizadores disseram 15 mil.
Manifestantes pegam coletes para participar de ato em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff em Brasília  (Foto: Alexandre Bastos/G1) 
Manifestantes pegam coletes para participar de ato em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff em Brasília (Foto: Alexandre Bastos/G1)
ESPÍRITO SANTO
Vitória - movimentos trabalhistas, militantes do PT e estudantes protestaram na Praça Oito. O evento é nacional e, segundo os organizadores, é em defesa da democracia, a favor da cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), e contra a política econômica do governo.

Segundo a organização, 1,5 mil pessoas participaram do ato. Mas a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou que foram 200 participantes.
Protesto na Praça Costa Pereira, em Vitória (Foto: Mariana Carvalho/ G1) 
Protesto na Praça Costa Pereira, em Vitória (Foto: Mariana Carvalho/ G1)
GOIÁS
Goiânia - protesto contou com integrantes de vários movimentos sociais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento Camponês Popular (MCP).

Segundo a organização do protesto, cerca de 1,5 mil pessoas participavam do protesto às 17h10. Já o assessor de imprensa da Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Mendes, disse ao G1 que no local havia 150 pessoas.
Manifestantes fazem ato a favor da presidente Dilma, em Goiânia, Goiás (Foto: Murillo Velasco/G1) 
Manifestantes fazem ato a favor da presidente Dilma, em Goiânia, Goiás (Foto: Murillo Velasco/G1)
MARANHÃO
São Luís - representantes das centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis e do Partido dos Trabalhadores (PT) protestaram, nesta quarta-feira (16), contra o processo de impeachment aberto contra a presidente Dilma.

Segundo a organização, 2 mil participaram do ato; já a Polícia Militar fala em 400 participantes. O protesto terminou às 18h07, na Rua do Passeio.
Passeata percorre Rua Grande com destino à Praça Deodoro, em São Luís (Foto: Regina Souza/TV Mirante) 
Passeata percorre Rua Grande com destino à Praça Deodoro, em São Luís (Foto: Regina Souza/TV Mirante)
MATO GROSSO
Cuiabá - integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e lideranças políticas da região entregaram panfletos pela manhã contra o impeachment da presente Dilma e  em favor da cassação do mandato do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB).

No período da tarde, cerca de 400 pessoas participaram de um ato contra o impeachment da presidente Dilma, na Praça Ipiranga. O número foi estimado pela Polícia Militar. Os organizadores não fizeram estimativa de público.
Manifestantes seguram faixas nos semáforos em Cuiabá (Foto: Reprodução/ TVCA) 
Manifestantes seguram faixas nos semáforos em Cuiabá (Foto: Reprodução/ TVCA)
MATO GROSSO DO SUL
Campo Grande - ato da CUT contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff e contra Eduardo Cunha começou por volta das 17h20 (de MS) em Campo Grande. Segundo a organização, a manifestação contou com 1,2 mil pessoas. Já a Polícia Militar contabilizou 250 manifestantes.

MINAS GERAIS
Belo Horizonte - participaram do ato integrantes do Movimento Sem-Terra (MST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Partido dos Trabalhadores (PT), da União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista (UJS), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

De acordo com a Polícia Militar, 5 mil pessoas participaram da passeata. Segundo a organização, foram 20 mil participantes.
Protesto em Belo Horizonte chega a Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte (Foto: Humberto Trajano/G1) 
Protesto em Belo Horizonte chega a Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte (Foto: Humberto Trajano/G1)
Governador Valadares - protesto foi realizado pela Frente Brasil Popular local, que é composta por sindicatos e movimentos sociais. O ato reuniu 300 pessoas de acordo com os organizadores. Segundo a Polícia Militar, 250 participantes estavam na praça.
Juiz de Fora -  manifestantes começaram a concentração para uma passeata. O evento foi chamado de “Ato em Defesa da Democracia”. Além do apoio à Dilma Rousseff, eles cobram rigidez no processo contra o deputado Eduardo Cunha e pedem a manutenção do mandato da presidente”.
Segundo a estimativa da Polícia Militar, 250 pessoas participaram do ato. Os organizadores informaram o número de 1.000.
Uberaba - grupo formado por integrantes de sindicatos ligados ao Fórum dos Trabalhadores e movimentos sociais realizou panfletagem nesta quarta. Cerca de 30 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não acompanhou o grupo.
Uberlândia - manifestantes se reuniram na Praça Professor Jacy de Assis, também chamada de Praça do Fórum. O grupo também era contra as medidas do ajuste fiscal e pediu a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Segundo a organização, o ato reuniu 600 pessoas. A Polícia Militar (PM) contou 100 manifestantes.
PARÁ
Belém - manifestantes que protestaram contra o impeachment da presidente Dilma caminharam pelas Belém. O evento, que estava marcado para 17h, começou às 18h50 (hora local) por conta de uma chuva forte, que dispersou os manifestantes.

Participaram da marcha movimentos sociais, sindicais e de luta pelos direitos das mulheres. Segundo os organizadores, 10 mil pessoas participaram. A Polícia Militar diz 1.700 participantes.
Manifestação contra impeachment apóia presidente Dilma em Belém (Foto: Jéssica Gatti / G1 PA) 
Manifestação contra impeachment apóia presidente Dilma em Belém (Foto: Jéssica Gatti / G1 PA)
Marabá - movimento contra o impeachment da presidente Dilma reuniu cerca de 300 pessoas em Marabá, no sudeste do estado. Os manifestantes caminharam com faixas e bandeiras do Ginásio Municipal, onde ocorre a feira estadual de agricultura, até a sede da prefeitura.
PARAÍBA
Manifestantes exibem cartazes em protesto em Campina Grande (Foto: Everton David/G1) 
Manifestantes exibem cartazes em protesto em
Campina Grande (Foto: Everton David/G1)
Campina Grande - manifestantes se concentraram na Praça Clementino Procópio. Às 17h20 (horário local), o grupo saiu em caminhada pelas ruas Floriano Peixoto, Marquês do Herval, Maciel Pinheiro e Venâncio Neiva e terminaram na Praça da Bandeira, onde aconteceu a dispersão por volta das 18h.
Organizadores contabilizaram 1,5 mil manifestantes; já a Polícia Militar estimou 600 pessoas caminhando pelas ruas da cidade.
João Pessoa - concentração aconteceu na Praça da Independência e, por volta das 16h20 (horário local), os manifestantes saíram em direção ao Ponto de Cem Réis, no Centro da cidade, onde chegaram às 17h30. No local, aconteceram shows de artistas locais e, por volta das 18h30, o protesto foi encerrado.
Os organizadores do protesto em João Pessoa estimam que 4 mil pessoas participaram do ato; já a Polícia Militar divulgou uma estimativa de 2 mil.
Manifestantes chegam ao Ponto de Cem Réis, em João Pessoa (Foto: Diogo Almeida/G1) 
Manifestantes chegam ao Ponto de Cem Réis, em João Pessoa (Foto: Diogo Almeida/G1)

PARANÁ
Curitiba - manifestantes se reuniram, por volta das 17h, na Praça Santos Andrade, no Centro. Às 19h, o grupo saiu pelas ruas da cidade, em direção à Boca Maldita, tradicional ponto de manifestações da capital paranaense.

A manifestação contou com a presença de 2 mil pessoas, de acordo com os organizadores. A Polícia Militar (PM) afirmou que 500 pessoas participaram.
Manifestantes se reuniram nas escadarias da UFPR (Foto: Diego Sarza/RPC) 
Manifestantes se reuniram nas escadarias da UFPR (Foto: Diego Sarza/RPC)
PERNAMBUCO
Integrantes do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) participam de mobilização em Caruaru (Foto: André Hilton/ G1) 
Mmobilização em Caruaru (Foto: André Hilton/ G1)
Caruaru - integrantes do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) chegaram à mobilização gritando palavras de ordem como "Fora Cunha".
A concentração teve início às 9h e o ato terminou às 11h30.
Segundo a organização, participara aproximadamente 800 manifestantes. A Polícia Militar confirmou 300 participantes.
Petrolina - concentração do movimento teve início às 16h, e em seguida, os manifestantes seguiriam em panfletagem ao longo da avenida. Segundo a organização, por volta das 16h30, cerca de 100 pessoas estiveram presentes na tenda cultural da Avenida Souza Filho, no Centro da cidade. A Polícia Militar  não acompanhou o movimento.
Recife - manifestantes se reuniram na Praça Oswaldo Cruz, no Centro. A Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) informou que havia mais de 50 mil pessoas na concentração. Segundo o capitão Pereira, do 16º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, responsável pela a atuação da corporação no local, havia aproximadamente 4 mil pessoas.
O ato foi organizado pela CUT, MST, UNE e Levante Popular e contou ainda com a participação de movimentos populares, movimentos estudantis, centrais sindicais e sindicatos associados à CUT.
No Recife, ato em favor de Dilma é organizado ato pela CUT, MST, UNE e Levante Popular (Foto: Katherine Coutinho/G1) 
No Recife, ato em favor de Dilma é organizado ato pela CUT, MST, UNE e Levante Popular (Foto: Katherine Coutinho/G1)
RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro - manifestantes se reuniram no fim da tarde na Cinelândia, no Centro do Rio. Estão à frente do protesto a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

A CUT divulgou que por volta das 18h calculava em 6 mil os manifestantes reunidos na Cinelândia. A Polícia Militar não divulgou números em relação à presença de manifestantes. Por volta das 20h30, o público começou a se dispersar.
Manifestantes participam de protesto a favor da presidente Dilma Rousseff e contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, no Rio de Janeiro (Foto: Vanderlei Almeida/AFP) 
Manifestantes participam de protesto a favor da presidente Dilma Rousseff e contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, no Rio de Janeiro (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)
RIO GRANDE DO NORTE
Natal - manifestantes caminharam de um shopping na zona Leste da cidade até a árvore de Natal armada ao lado do viaduto de Ponta Negra, na zona Sul. De acordo com a PM, não houve registro de ocorrências policiais. O ato começou às 16h e for encerrado às 19h.

Segundo os organizadores do evento, 10 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar estimou em 8 mil pessoas.
Com bandeiras do PT, grupo faz ato contra o impeachment da presidente Dilma em Natal (Foto: Renato Vasconcelos/G1)Com bandeiras do PT, grupo faz ato contra o impeachment da presidente Dilma em Natal (Foto: Renato Vasconcelos/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário